Seguidores

domingo, 2 de maio de 2010

Feliz Dia Internacional do Scrapbook!

Diz o dicionário....


Scrap: Fragmento, pedaço de papel, sobras, etc.

Scrapbook: Álbum de recortes.



Scrapbooking é a arte de juntar fotos e recordações em um álbum, de maneira criativa, preservando memórias, fatos e perpetuando as histórias. Personalizando as páginas e fazendo com que os momentos fotografados tornem-se ainda mais especiais.



Essa prática teve início há muitos séculos, através de diários, jornais e livros.

Os primeiros scrapbooks surgiram na Alemanha através de pequenas coleções de papéis brilhantes, embalagens e cartões, organizados por tema ou tipo de material.

No século XVII havia um tipo de “álbum” chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações. Estes diários eram confeccionados à mão. Nestes álbuns, as pessoas anotavam viagens feitas, amores escondidos, espetáculos assistidos, ou seja, os momentos por elas vividos. Para dar mais vida a estes registros, ilustravam com tickets, papéis, tecidos, rótulos e o que mais encontravam e queriam deixar como lembranças.



Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, nesse “álbum” havia pensamentos e recordações, sendo costume na época colecionar cabelos dos amigos como lembrança.



A diferença básica entre os primeiros scrapbooks e os de hoje são as fotografias. Quando a fotografia foi inventada, em 1839, as pessoas passaram a guardá-las como recordação, inclusive dentro destes cadernos e álbuns de memórias. E foi assim que iniciou-se o processo que conhecemos hoje.

Em países como Inglaterra e Austrália, mas principalmente nos Estados Unidos, onde a arte chegou há mais de cem anos, desenvolvendo-se principalmente no norte da América, em regiões como Salt Lake City em Utah.



PARABENS A TODAS AS SCRAPPERS!!!!
Estou ausente porque a minha net esta uma droga!

Bjossssssssssssssss

Nenhum comentário: